25 de dez. de 2012

Shrek, o meu bolo de Natal


Para variar as receitas tradicionais, esse ano resolvi reprodzir um bolo que vi na TV e achei lindo. Uma receita da Carla Pernambuco de bolo de chocolate com morangos marinados. Levei minhas anotações para a cozinha e segui direitinho. Até peneirei a farinha e as gemas de ovos. No capricho. Massa pronta no forno, comecei a marinada dos morangos: vodka, balsâmico, mel, raspas de limão siciliano... O cheiro que vinha da panela estava perfumado demais, um quentão oriental meio estranho... Mas segui firme e lancei os meus moranguinhos lá dentro.

45 minutos depois, o bolo saiu do forno. Mesmo com 1 colher de fermento - da receita - o bicho solou. Cortar ao meio para rechear não ia dar... Mais que isso, ele grudou na fôrma de uma maneira que, ao sair, perdeu totalmente a cintura. Mas ganhou jogo: jingava para os lados em pequenas avalanches!!!! O fundo, queimou. ( esse mala não grudou. Podia ter ficado na fôrma, mas não... Ela preferiu ficar com a parte sã, as laterais.) Esmaguei arredondando o que consegui manter ainda na estrutura principal e posicionei meus morangos-de-cheiro (estranho) sobre o bolo. A cena era tão triste que cloquei umas amendoas ara animar.

Passei para a calda. Essa deu mais certo, mas não ficou grossa como deveria. Talvez a essa altura a minha paciência estava com as casquinhas do bolo Shrek, no lixo! ( A essa altura ele ainda não tinha o nome de ogro, de onde vc conclui que a coisa ainda ia piorar.) Quando coloquei a calda sobre o bolo extra fofo ele deslisou para os lados. Se espalhou junto com a cobertura de chocolate, parecia uma montanha pós desbarrancamento. Um bolo de lama de criança, onde depoistei todo meu afeto e açúcar - e também farinha, ovos, baunilha, barras e barras de chocolate meio amargo... O bolo mais feio do mundo agora chamava Shrek. Já ouviu a expressão "fez igual ao seu nariz"? Pois é, eu ouvi que tava igual ao nariz da Fiona...

Calor de 30 e tantos graus lá fora e uns 40 na cozinha com o peru no forno, achei melhor colocar o ogro marrom na geladeira. Pra quê?! Endureceu e virou biscoito. De desmoronamento a erupção, a massa desforme agora tinha texturas diferentes a começar pela casquinha queimada e defumada na base, o biscoitão, os pedaços delisados semi-farofa e a cobertura contendo os destroços de morangos e amêndoas. Tinha a cara de day after pós desastre. 
Hoje, o day after, 25 de dezembro, depois de passar a noite fora da geladeira, Shrek se redimiu. Ainda não ficou com gosto que eu esperava, mas, macio, melhorou muito. Tenho pra mim que a chef escondeu os segredinhos, mas deixa estar, ganhei uma história, minha mãe acaba de me perguntar: " E aí o Shrek vai também pra casa da sua tia?" Ele virou um convidado. :) 

Nao consegui postar a foto ainda, mas segue o link: 
http://db.tt/hKNxyFes

https://www.dropbox.com/s/o4s34kaeldx39un/Photo%2024-12-12%2022%2039%2052.jpg

Nenhum comentário: