
Por exemplo, dentre os meus hábitos alimentares a minha compulsão é por massa. Nada como um bom macarrão com queijo para apaziguar qualquer ansiedade, confort food de primeira. Outro traço peculiar é o assalto descarado que performo com meu garfo nos pratos alheios, tomo de assalto bocados suculentos dos vizinhos sem o menor pudor. Afinal, toda refeição entre amigos pode ser um incrível menu degustação.
Saindo do campo alimentício – o que é uma pena, ainda poderíamos falar de outras gulodices tão tradicionais à minha pessoa – acho que seguimos estes comportamentos que nos rotulam, por vezes de maneira simpática, em outras áreas da vida. É preciso coragem para não levar o garfo até o prato do outro e pedir algo novo e ousado ao invés de desejar que o façam por você. (ok, voltei para a comida... mas é que era uma metáfora boa de mais para desperdiçar). Sempre escolher os mesmos parceiros no cardápio vasto da vida ou o mesmo tipo de amigos em vários círculos, pode levar a uma vida menos interessante e menos bem-sucedida. O pré definido, o pré escolhido pode ser um velho amigo, mas pode fazer parte de uma rotina de vícios que algumas vezes deveria ser quebrada, nem que fosse só por curiosidade.
Porque sofrer nos mesmos tipos de relacionamento? Por que ligar quando a gente sabe que não deve? Ver quando sabe que não vai ser nada digestivo? Engolir sapos de trabalho por que a vida é assim mesmo? Por que nunca começar o regime na segunda- feira? Aliás... por que segunda??? Que tal começar o regime na quarta?
Nos que tange a vida profissional acho que tenho dado bons passos, jobs interessantes e parceiros que acrescentam, estou fugindo como o diabo da cruz daquele espécime cliente-sangue-suga. Não há o que pague as rugas, o cabelo branco, a neosaldina e o omeprazol causado por esta síndrome de 'meu nome é trabalho'. Trabalho pode ser o nome do meio, eu ainda sou a Daniela.
No que diz respeito à comida, acho que é uma mudança a ocorrer apenas na próxima vida. Pretendo continuar surrupiando alegremente comidinhas alheias e 'manjando' belíssimas porções de massa – que podem muito bem ser de autoria própria, aquela 'limpa geladeira' que cria receitas inéditas e impossíveis de repetir e que ,por isso mesmo, não devem ser degustadas, mas celebradas! De preferência com um bom vinho e uma boa companhia.
Agora, o passo dado esta semana foi mudar uma rotina de relacionamento. Sabe o jogo dos palitinhos? Que temos que tirar um de cada vez sem mexer na pilha? Aquele de infância que parece um monte de espaguete colorido??? (: P) Pois é, puxei um. Não liguei de volta. O que poderia ter sido encarado como um retorno inocente, me pareceu desta vez um dos mais descarados. Um ex-rolo, atual amigo ou vice-versa ligou, foi o tempo de falar alô e caiu. Um silêncio se seguiu. Um nome que aparece assim no visor do celular não podia passar impune... Por que não?
Sempre eu tomo a iniciativa, ligo, pego, levo, (dou banho... mas não troco a fralda, ok?)
O que será que era??? Qual seria o assunto? Dinheiro? Carona? Sim, pq amigo, rolo ou 'sei-lá' gato só dá trabalho... não recomendo. Minha mãe já dizia: “minha filha.... homem bonito só dá trabalho...” As mães são quase tão sábias quanto as músicas de corno, impressionante!
Bom, depois desse comichão causado pela estranha aparição do nomezinho na tela... o cara.... Ligou pra você? Pois é, pra mim também não... Puxei o pauzinho – não liguei de volta. Não mandei torpedo também, senão não vale, né?
Pensei:
a) se foi engano, não deu a menor satisfação na seqüência do evento – tipo assim, nem ligou de volta;
b) se foi intencional qual o problema em ter insistido – tipo assim, vai saber qual era o assunto do moço?!;
c) se foi pra eu ligar de volta porque o cara é muito pão-duro azar. Pão duro não está no meu cardápio!!! Tipo assim: tô de dieta desse tipo de gente!!!!
Agora, quer saber? O tal puxãozinho no pauzinho teve uma reação imediata. Incrível como mesmo as pequenas mudanças têm um efeito devastador em nossas vidas. Quase cósmico. No meu caso, sísmico! Passados alguns minutos de silêncio e de não retorno, a terra tremeu: 5,2 na escala Rischter. Impressionante o funcionamento ágil dessa vida globalizada.